Perfil

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
Acredito que um blog legal é aquele que te ensina algo, que te faz viajar, que fala sobre: lugares, pessoas, culturas, montanhas, preservação da natureza, ... Espero que você goste dos textos que escrevi, interaja com o conteúdo, deixe um comentário, opinião ou sugestão e se anime a contar as suas histórias também.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Salto Angel

Bom, a essa altura do "campeonato", todos devem estar sabendo que estamos aqui ...


O Salto Angel é a maior cachoeira do mundo, com 979 metros de altura. Precipita-se do alto do Auyantepuy, ao sul da Venezuela, próximo da fronteira com o Brasil, no Parque Nacional Canaima, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1994.

Os “tepuyes” são formações rochosas tipo mesetas, com cumes planos, conhecidas no Brasil como “chapadas”, porém na Venezuela são mais imponentes, levantando-se sobre savanas e densas florestas de forma abrupta, apresentando paredes verticais de arenito com centenas de metros.

O Auyantepuy é o maior tepuy da Terra, com 700km2, seu ponto culminante está a 2.510m de altitude. No seu gigantesco cume plano, crescem cerca de 800 espécies vegetais, sendo que aproximadamente 77% são endêmicas, ou seja, não existem em nenhum outro lugar do mundo.

A parede de onde se precipita o Salto Angel tem 1.100m, praticamente três vezes a altura do Pão de Açúcar, sendo quase que totalmente em ângulo negativo, já que dos 979 metros do salto, 807 metros são em queda livre (as águas da cachoeira caem cerca de 60 metros longe da base da parede).

O Salto Angel é chamado pelos Pemones (indígenas da região) de Kerepacupai Vena (queda d’água até o lugar mais profundo), seu nome mais conhecido se deve a Jimmy Angel, aviador norte-americano, que em 1937 realizou uma aterrissagem de emergência no cume do Auyantepuy.

Serginho, Chiquinho, Val e Ed já estão subindo para fixar as cordas nas primeiras enfiadas, Alfredo cuidando do acampamento / cozinha, enquanto eu e o Waldemar tentamos fotografar e gravar algumas imagens.

O Angel amanheceu nervoso hoje!

DALEEE!

Nenhum comentário: