Perfil

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
Acredito que um blog legal é aquele que te ensina algo, que te faz viajar, que fala sobre: lugares, pessoas, culturas, montanhas, preservação da natureza, ... Espero que você goste dos textos que escrevi, interaja com o conteúdo, deixe um comentário, opinião ou sugestão e se anime a contar as suas histórias também.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Acidente em cânion no RS!

© Adriana Franciosi - ZH

Considero, este, o primeiro resgate de praticantes sérios de canionismo no RS. Abaixo o comunicado à imprensa, escrito pela amiga canionista Tatiana Bressel, que participou do ocorrido.

"Bom dia a todos.

Viemos comunicar aos amigos o acidente ocorrido aqui no Rio Grande do Sul.

No sábado, 13 de fevereiro de 2010, um grupo de 15 praticantes de canionismo dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo se reuniu em Barra do Ouro, município de Maquiné - RS. Todos qualificados e experientes (muitos com mais de 10 anos de prática). Além disso, o grupo possuia todos os equipamentos necessários para a prática segura da atividade.

Este grupo maior se dividiu em três grupos menores. Cada um destes grupos menores entrou em um cânion diferente e o terceiro ficou no apoio com equipamentos para manter contato com os demais. O grupo formado por Juliano Romancini e mais 4 pessoas desceu a primeira cachoeira (utilizando a técnica de rapel), seguiu o curso do rio, desceu uma segunda cachoeira e continuou seguindo o leito do rio.

Eram 17:30 quando, ao tentar subir em um bloco de pedra, Juliano sofreu o acidente. O bloco se desprendeu, rolou sobre ele, derrubando-o e atingindo-o na região do quadril. Rapidamente o grupo tomou providências para manter Juliano acordado, imobilizado, aquecido, confortável e comunicando a equipe de apoio sobre a necessidade da retirada de Juliano, por maca, com brevidade. O grupo decidiu ainda que dois de seus integrantes concluíssem a travessia para levar mais informações para os encarregados do resgate.

Fora do cânion, a equipe de apoio acionou os Bombeiros, passando, a partir de então, a colaborar com o resgate.

No início da manhã chegaram as viaturas, um helicóptero e um avião. O helicóptero sobrevoou o cânion e avistou Juliano e o restante do grupo. Juliano foi retirado pelo helicóptero por volta das 12:00, encaminhado para o hospital Santa Luzia em Capão da Canoa e transferido para o hospital Mãe de Deus - Porto Alegre, onde permanece internado.

Esperamos a pronta recuperação de Juliano e nos solidarizamos como os familiares. Por fim, agradecemos sinceramente a todos que participaram ou auxiliaram no resgate, permitindo que ele fosse bem sucedido, especialmente aos: Bombeiros, Brigada Militar, SAMU, Zero Hora e aos médicos que atenderam e estão atendendo o Juliano.

Abraços e vamos torcer por ele."

Tatiana Bressel

Nenhum comentário: