Perfil

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
Acredito que um blog legal é aquele que te ensina algo, que te faz viajar, que fala sobre: lugares, pessoas, culturas, montanhas, preservação da natureza, ... Espero que você goste dos textos que escrevi, interaja com o conteúdo, deixe um comentário, opinião ou sugestão e se anime a contar as suas histórias também.

domingo, 16 de julho de 2000

Aproximação a Agulha do Diabo.

07:00 - Após dois dias esperando o tempo melhorar, no primeiro raio de Sol que avistamos, pegamos as mochilas e saímos do hotel.
08:00 - Como o ônibus demorava e não podíamos perder tempo, resolvemos tomar um táxi até a entrada do PNSO. Ao chegar, nos identificamos, falamos de nossa pretensões, preenchemos a ficha de ingresso no parque (onde deixamos a freqüência de operação de nosso rádio), pagamos a entrada (R$ 12,00) e o motorista nos deixou ao lado da represa que marca o início da trilha à Pedra do Sino (23K - 0705720 - 7515745).
10:00 - Iniciamos a caminhada em direção a Pedra do Sino. Tínhamos 11.500m de caminhada montanha acima.
15:00 - Após passarmos pelo que denominam Abrigo 2 (23K - 0704503 - 7516292) e Abrigo 3 (23K - 0703776 - 7515733), chegamos a um local denominado Cota 2000 (23K - 0703710 - 7516289). É neste local que cada montanhista, praticamente, decide se acampa no Abrigo 3 (um pouco mais atrás), se desce ao fundo do vale do rio Paquequer (para escalar a Agulha do Diabo no outro dia) ou vai até a Pedra do Sino (simplesmente para acampar, fazer a travessia até Petrópolis ou para escalar algumas big walls na própria pedra). Encontramos novamente o Carlos e seu amigo que, desta vez, subiram a montanha mais cedo e já retornavam. Trocamos algumas palavras comendo bolachas recheadas, bebemos um pouco de suco e ficamos uma meia hora curtindo o belo visual da cidade de Teresópolis. Tiramos algumas fotos e logo nos despedimos. Como o tempo, novamente, parecia virar, resolvemos acampar no Sino.
16:00 - Após 6 horas de caminhada, chegamos ao acampamento da Pedra do Sino (23K - 0702938 - 7514938), situado a 2.145m de altitude. Soprava um forte vento Oeste trazendo muitas nuvens. Lembrei dos Aparados da Serra. Resolvemos então montar a barraca, organizar as tralhas e descansar um pouco.20:00 - O tempo piorava. Rapidamente montamos nosso fogareiro e fizemos a janta (massa com lingüiça). Montanhistas de vários estados estavam acampados por ali, umas 10 barracas. Após a janta fizemos uma roda e ficamos batendo papo e tomando chá. Momento de confraternização. Fomos dormir bastante preocupados com a possibilidade de não escalarmos nos próximos dois dias.