Perfil

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
Acredito que um blog legal é aquele que te ensina algo, que te faz viajar, que fala sobre: lugares, pessoas, culturas, montanhas, preservação da natureza, ... Espero que você goste dos textos que escrevi, interaja com o conteúdo, deixe um comentário, opinião ou sugestão e se anime a contar as suas histórias também.

quarta-feira, 21 de julho de 1999

Dormindo sob o céu estrelado.

No dia seguinte, ao acordar, a visão que tínhamos era surpreendente, logo a nossa frente imponentes montanhas nevadas sob um lindo céu azul. Após o famoso desjejum: leite com Nescau, aveia e bolachinhas com geléia, desmontamos o acampamento e retornamos à trilha. O caminho agora se tornava mais agradável, pois sempre passávamos por várias ruínas, fortalezas e caminhos de pedras. Conhecemos as ruínas de Sayacmarca (3.500m), Phuyupatamarca e Wiñaywayna, onde montaríamos o acampamento 3. Um detalhe que nos chamou a atenção é que os incas, hábeis construtores, adoravam escadas. Sobe, desce, passamos por um acampamento intermediário, que se encontra no alto de uma colina. Um guia local nos avisou que se o acampamento inferior estivesse lotado, dificilmente conseguiríamos local para acampar. Certo ou errado, montanhas são locais onde devemos tomar decisões, decidimos então arriscar e continuamos a descer pelas escadas, que não tinham fim, até chegarmos a uma pequena pousada que serve de alojamento para os montanhistas que contratam os serviços de guia. Como nesse dia decidimos caminhar mais lentamente para curtirmos a trilha, chegamos no acampamento muito tarde. Como o guia nos alertou - estava lotado. Procuramos e não havia lugar para uma barraca se quer, foi então que resolvemos montar um bivaque na área de um bar que fora abandonado. Todos os nossos companheiros de viagem que por ali passavam, não acreditavam que dormiríamos naquele lugar. Como o local tinha uma bela vista, parecia confortável e nosso objetivo era levantar às 5:30 da manhã para caminharmos o último trecho da trilha, nos instalamos, armamos o tradicional chimarrão e ficamos curtindo nossa última noite nas montanhas peruanas. Sob o lindo céu emoldurado pelas altas montanhas nevadas da Cordilheira Real, jantamos e fomos dormir.