Perfil

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
Acredito que um blog legal é aquele que te ensina algo, que te faz viajar, que fala sobre: lugares, pessoas, culturas, montanhas, preservação da natureza, ... Espero que você goste dos textos que escrevi, interaja com o conteúdo, deixe um comentário, opinião ou sugestão e se anime a contar as suas histórias também.

terça-feira, 20 de julho de 1999

Passo Warmiwañusca.

Após uma bela noite de sono, sob um céu fantástico e temperatura em torno dos 10ºC, saimos das barracas. Logo tomamos café, desmontamos o acampamento e seguimos a trilha em nosso segundo dia de caminhada - o mais pesado!
Logo na saída, deveríamos subir por uma colina por mais de 2 horas, cruzar o passo Warmiwañusca (4.200m), descer a encosta da montanha e atingir o acampamento 2 - próximo a ruína denominada Runquracay (3.860m). Esta ruína, por sua vez, funcionava como um ponto de observação dos incas. De Runquracay os incas poderiam avistar a todos que se aproximavam. Durante toda a trilha subimos e descemos muito. Quando estávamos próximos ao passo, começou a chover e a temperatura, que antes era de 15ºC, despencou à 0ºC! A chuva grossa se transformou em neve, o nosso objetivo estava logo à frente. Quando parávamos para descansar quem nos dava apoio eram os carregadores que, com seus enormes fardos, caminhavam ao nosso lado e falavam constantemente palavras de incentivo na língua queichua. Quando cheguei ao alto da colina olhei para trás e, antes que a neblina nos cobrisse, avistei várias pessoas que continuavam a subir vencendo a chuva, o frio e a neve. A trilha continuava e agora faltava descer até o acampamento 2, que se encontrava 1 hora e 30 minutos montanha abaixo. Chegando no acampamento 2, notamos que as condições para camping não eram as melhores, as grandes expedições ocupavam todos os lugares com cerca de 50 barracas. Muitos montanhistas "desavisados" montavam suas barracas próximo às vertentes de água poluindo-as e inviabilizando o consumo - ainda bem que levamos filtro! Nosso amigo Alberto chegou bastante debilitado e passando mal devido a altitude. Mesmo separados uns dos outros conseguimos acampar. Outro detalhe importante para quem pretende refazer o Caminho Inca, é nunca deixar nada fora da barraca, nem mesmo as botas, ao menos se quiser caminhar toda a trilha de pés descalços - o que desaconselho. No acampamento 2 pequenos furtos são muito comuns!

Nenhum comentário: